“E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se em uma estátua de sal”. (Gênesis 19.26 - RA)

Todos já ouviram falar desta mulher: a Mulher de Ló. A Bíblia não fala muito sobre ela, mas lemos o suficiente para saber que não queremos ter o mesmo fim trágico que ela teve: virou uma estátua de sal.

Seu marido se chamava Ló era sobrinho de Abraão. O pai dele era irmão de Abraão e morreu antes da família sair de Ur dos caldeus, e Ló o acompanhou.

Abraão e Ló se tornaram homens muito ricos ao ponto de seus rebanhos aumentarem tanto que tiveram que se separar. Abraão deixou Ló escolher para onde queria ir e o sobrinho escolheu o que parecia ser a melhor terra e partiu na direção de Sodoma.

Anos se passaram e Deus resolveu destruir Sodoma, pois eram homens maus, grandes pecadores e não havia dentre eles um justo sequer como diz a palavra. (Gênesis 13.13).

Ló recebe em sua casa dois anjos que lhe anunciam a destruição e lhes deram uma ordem para saírem da cidade com sua família: esposa, filhas e genros; e de não olharem para trás.

Os genros riram desta ordem, não acreditaram.

A mulher de Ló não obedeceu e teve este fim trágico. Este olhar da mulher de Ló foi um olhar de saudades, lembrando com prazer da sua vida lá. Ela foi atraída pelo seu passado e desobedeceu a uma ordem e o livramento do Senhor.

A mulher de Ló nos faz refletir que muitas vezes nos posicionamos da mesma forma.

A bíblia é muito clara quanto ao passado.

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas”. (Isaías 43.18 - RA).

Nós fomos libertas do pecado, recebemos uma nova vida em Jesus, mas muitas vezes voltamos ao passado quando acusamos, falamos mal, julgamos, murmuramos, guardamos mágoas, ressentimentos, falta de perdão e assim satisfazemos o desejo da carne.

O passado já passou, veja, não importa o que você fez ou quem você é; Deus quer nos levar a caminhos novos, mais altos e melhores. Ele está ao nosso lado para nos orientar, guardar e fortalecer. Não viva olhando para trás, pois, existem pessoas que vivem do passado e esquecem de viver o presente. Por isso coloque os teus olhos no Senhor e viva o hoje.

Assim como diz o Senhor:

“Eis que faço coisa nova, que está saindo á luz; porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo”. (Isaías 43.19 – RA).

Deixe ser guiada por Deus e marche, que o Senhor abrirá o mar á sua frente!

Texto: Mônica Vicente.

*RA - Revista Almeida Revisada